quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Fodeu!

Ás vezes eu odeio trabalhar com computadores. Sério, tem dias que dá vontade de ser lixeiro pra viver correndo pela rua (mesmo odiando correr) e simplesmente não ter contato nenhum com essa maldição.

Ontem trabalhava em um freela e lá pelas tantas meu pc reiniciou justamente enquanto eu salvava um arquivo no photoshop. Resultado? Arquivo CORRUPTO!

Tão irônico o uso desse termo sempre ligado à política brasileira pra designar uma condição de perda e inutilidade total. Lá se vai o trabalho de, no mínimo umas 3 semanas.

Sem backup, sem chance de restauração. Todas as camadas viraram esse grande e nojento preto:
O pior é que o arquivo ficou com o peso do anterior e no photoshop dá pra ver como era o layout na janelinha do preview:
Os vizinhos devem ter achado engraçado os meus barulhos e chutes na parede. Acabei de descascar o resto de tinta do corredor de casa. Eu fazendo aquele "grito de boca fechada" comecei a tossir e cheguei a vomitar de tanta raiva. Era a descrição do ridículo.

Reações violentas à parte (e que no fim não fazem a menor diferença), ficam as perguntas:
1-alguém conhece alguma maneira de corrigir arquivos de photoshop corrompidos?
2- O que fazer com o cliente?
3- Refaço o trabalho do zero?
4- Recomendo outro designer?
5- Desisto de ser designer?

Visto que o blog tá quase fechando um mês sem comentários, imagino que aqui não é o melhor lugar pra perguntar essas coisas... quem sabe o forum do baboo...

6 comentários:

Marcela Fehrenbach disse...

Nossa! Que grande merda! Não sei o que fazer, mas partilho da tua dor.

samanta disse...

que droga, também não sei o que fazer :/
pedir mais prazo?

Leonardo Furtado disse...

Nunca passei por essa situação. Quando pego um freela faço backup dos arquivos em um pen drive diariamente. Caso o arquivo fique corrompido ou eu não consiga acessar o arquivo original eu perco um dia de trabalho e não tudo o que já foi feito.

Anônimo disse...

Justamente iria escrever o mesmo que o Leonardo escreveu... um homem previnido vale por dois... sempre ao fim do dia salvo o arquivo que to trabalhando num pen-drive... e mais, a cada 3 meses salvo tudo o que produzi e baixei em um cd... no fim do ano, junto os 4 cds num dvd e queimo no Nero.
Pode parecer exagero, mas graças a isso não perdi projetos, fotos, textos, etc. recentes e outros de anos atras.

Anônimo disse...

o anonimo é o diegodelarocha
abraço!

pablodelarocha disse...

poisé... bom, perder algumas semanas de trabalho certamente não é tão grave quanto perder alguns gigas de fotos e videos da felicia...

enfim, valeu pelas sugestões, pessoal

o trabalho está sendo refeito, e se existe uma vantagem em perder arquivos, é que quando se desenvolve um material pela segunda vez, ele fica ainda melhor.

belo consolo...