quarta-feira, 11 de junho de 2008

"clipping"

Newwws
http://www.newwws.com.br/noticias.php?noticia_id=160


05/06/2008 por Marcos Bin
ENTREVISTA: site "apaga" no Dia do Meio Ambiente
Protestos contra os efeitos do desmatamento marcam o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quinta-feira (05/06). Mas a agência gaúcha W3Haus escolheu um modo mais pacífico e, por que não, publicitário para abordar o tema.

A home page da Dell Anno (www.dellanno.com.br), empresa de móveis planejados que integra sua carteira de clientes, trocou o tradicional branco pelo preto. O motivo é ecológico: sites pretos fazem com que os computadores poupem até 20% de eletricidade em comparação com cores claras, contribuindo, assim, para o uso racional dos recursos naturais.

A campanha começou hoje e vai durar uma semana. Com a iniciativa, a W3Haus não apenas pede aos consumidores que economizem energia, mas também destaca as ações de seu cliente em benefício da preservação ambiental.

Leo Prestes, planejamento criativo da W3Haus, conta que a idéia surgiu de forma rápida, a partir de um pedido do cliente para que criasse "algo viral" para o Dia do Meio Ambiente, tendo como base o site da Dell Anno e uma campanha de e-mail marketing.

"A gente se lembrou que, meses atrás, o Pablo, designer aqui da agência, tinha mandado um e-mail sobre cores de sites que economizam energia. Juntamos as duas coisas, fizemos uma proposta e o cliente topou", comemora.

O resultado é uma home page elegante, funcional e "ambientalmente responsável", que ganha um toque especial com a boa trilha sonora. Nas palavras de Leo Prestes, uma idéia "simplinha" que surgiu porque uma informação útil circulou pela W3Haus.

"Por isso, vale o reforço: idéias, referências, informações, viagens que se pensou no banho sempre são bem-vindas. Quanto mais trocarmos idéias, mais surgirão coisas assim", aconselha.

Embora a home page tenha como pano de fundo um tema bem conhecido, a preservação do meio ambiente, e não esteja vinculada a jogos e outras mídias digitais, Leo Prestes vê a campanha da W3Haus para a Dell Anno inserida na tendência da publicidade em fugir de meios preestabelecidos e buscar associações, sobretudo no mundo virtual.

"Mesmo falando de internet, esta não é uma peça tradicional. Não fizemos um hotsite de meio ambiente ou um banner. Fizemos uma ação cujo formato não tem nem mesmo um nome definido, mas que demonstra concretamente a preocupação da Dell Anno com a preservação, talvez mais do que um anúncio ou outdoor poderiam demonstrar. Aos poucos, o mercado vai parar de pensar na palavra 'publicidade' como um conjunto estático de pacotes e ações. E a W3 já está colaborando para que isso aconteça", avalia.

2 comentários:

Leonardo Furtado disse...

vou ser chato aqui mas pelo que sei economia de energia eficiente só diminuido o brilho do monitor mesmo...

Mel disse...

"A gente se lembrou que, meses atrás, o Pablo, designer aqui da agência, tinha mandado um e-mail sobre cores de sites que economizam energia"
Bah que tri, o site que tu tinhas nos mostrado, massa :) Parabéns pela iniciativa!