Ontem assisti "Cazuza: O tempo não pára". Nunca fui muito fã, na verdade. Sempre senti um asco terrível ao ouvir a voz dele, com aquele errrre exagerado até mesmo para o mais malandro dos cariocas. Odiei por toda a adolescência o jeito dele cantar "Pro dia nascer filishh".
O fato é que não escrevo aqui para dizer se o filme é bom ou ruim, e muito menos para dizer que hoje sou um admirador do cantor. Ao contrário. Continuo não gostando nem um pouco, apesar de reconhecer que suas letras são, em alguns momentos, inteligentes e expressivas (e sei que muita gente pode me odiar por isso). Enfim, escrevo sobre o assunto porque ao assistir o filme, me deparei em certo momento, cantando a belíssima letra do Cartola, que o Cazuza interpretou já em sua carreira solo.
E nesse momento pensei muito sobre como um grande amor faz com que nosso gosto, tanto por música quanto por qualquer outra arte, torne-se mais apurado. Há 5 anos atrás, jamais admitiria ouvir Cartola. Jamais daria ouvidos a Chico Buarque, na minha opinião atual, o maior letrista que já existiu no país. Jamais aprenderia a apreciar David Bowie, trip hop, Garbage, entre tantas outras coisas. Os que me conhecem há mais tempo dirão que ouço isto por não ter escolha, ou pra agradar a minha amada, mas muitos vão entender essas palavras: amar refina o gosto.Em todos os sentidos.
Deixo a letra e recomendações aos que, assim como eu, não conhecem profundamente mas admiram.
Ainda é cedo amor,
mal começaste a conhecer a vida,
já ancias a hora da partida,
sem saber mesmo o rumo que irás tomar.
Presta atenção querida,
embora eu saiba que estás resolvida,
em cada esquina cai um pouco a tua vida,
em pouco tempo não serás mais o que és.
Ouça me bem amor,
preste atenção, o mundo é um moinho,
vai triturar teus sonhos tão mesquinhos,
vai reduzir as ilusões à pó.
Presta atenção querida,
de cada amor tu herdarás só o cinismo,
quando notares estais a beira do abismo,
abismo que cavastes com teus pés.
(Dizem que esta música o Cartola escreveu para a filha que estava se prostituindo)
Leandra meu amor...
Por tudo isso, só tenho palavras pra te agradecer.
Te amo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
7 comentários:
bah... que raciocínio interessante. eu nunca tinha pensado nisso... mas faz sentido mesmo! amar refina o gosto. puxa vida! :D
O que eu posso dizer?
Realmente alguns vão te odiar por isso. E? Grande merda, eu te amo!
Preciso dizer q eu é que escrevi o comentário anterior?
Alo, é o Diego... vou tentar postar por aqui mesmo... concordo em parte com o raciocínio, pois acredito que independente de estar amando ou não (quem quer, pode estar sempre apaixonado, independente se tem uma pessoa ou não), a capacidade de absorção artística é a mesma... se quisermos, podemos estar permanentemente sensíveis pra gostos, sentimentos, emoções, etc... o amor ajuda a digerir o que foi absorvido na entre-safra do coração... o meu melhor período de absorção artística se deu quando eu não estive com ninguém...
Típico argumento de quem ta ficando pra tio (literalmente, hehehe)
abraço pra vcs
p.s.- Chico é grande na poesia e nos livros. E tem Lupcínio, Drummond, Neruda, etc, etc...
Sabe, já tinha feito esse tipo de reflexão porque minha vida mudou muito depois que conheci o Paulo. O amor despertou coisas em mim, que nunca pensei que existissem. O gosto da gente fica mesmo mais apurado, prestamos mais atenção nas coisas ao nosso redor, nas pessoas... E pequenas coisas fazem muita diferença. Acho que aprendemos a apreciar as coisas com os sentidos mais apurados.
Beleza de texto esse teu.
Pena que nos desencontramos no feriado, mas o final de semana está quase aí!
Beijão para vocês três =]
O Chico Buarque de 1978 é muito bom...
Eu vi o novo site da Punho Cerrado e achei muito bacana. E os teus comentários são pertinentes, ignorei a galera que trabalha com uma visualização maior que o tradicional 800x600, como sou limitado com o html nem usei tabela foi tudo com layers no dreamweaver. Estou anotando os comentários de todos, o que for do meu conhecimento eu modifico. Abraços.
concordo com todo o teu post, o oposto do nosso sexo nos faz pensar com a cabeça-pensante realmente!!!
um grande abraço pra ti e to correndo mesmo, ta foda.
dá uma olha, acho que tu curte: http://www.surrendermartha.com/
Postar um comentário